Friday 20 March 2009

Peer influence


"Peer influence" eh uma expressao que pode ser traduzida como "influencia dos pares", ou "infuencia das pessoas ao seu redor." Ja foi provado atraves de varias pesquisas que pessoas com amigos, familiares, vizinhos gordos tendem a ser mais gordas. E pessoas cercadas de gente magra e saudavel tendem a ser mais magras e saudaveis (o mesmo vale para depressao, felicidade, etc).

Eh por isso que os EUA estao com esse problemao de obesidade. Se vc so ve gente obesa na rua, aos poucos vc comeca, mesmo que inconscientemente, a achar que isso eh normal. Olha so: hoje eu estava vindo pro trabalho, depois de tomar meu shake com banana, e passei na rua por uma moca muito gorda. Ela andava "remando", como disse a Beth uma vez (que foi uma coisa que eu nunca tinha reparado antes da Beth falar).

E automaticamente pensei "poxa vida, e eu aqui com 58 kg passando fome e saindo para correr as 10 da noite? Eu devia era estar feliz com meu corpo e deixar para la!"

Viu? Eh assim que o estrago eh feito!

Vendo gente assim voce comeca a pensar que o seu caso nao eh tao ruim. Na verdade, pensei que o meu caso nao eh NADA ruim, que eu tou otima e ainda podia engordar uns 5quilos ai de lambuja e ainda ia continuar numa boa.

Opa, como assim?

Rapidamente tratei de "des-pensar" tudo isso. Nao eh porque a moca tem um problema muito maior que o meu que esta errado querer ficar mais leve, deixar a barriga mais bonita, ficar mais forte, carregar menos peso nos joelhos, diminuir o papo que aparece nas fotos.

Agora imagina que vc mora numa daquelas cidades onde 40% da populacao eh obesa? Voce perde a nocao, mesmo! Depois de um tempo voce nao sabe mais o que eh um peso saudavel e o que nao eh.

Como a gente nao pode fazer nada em relacao ao peso dos outros, podemos pelo menos tentar prestar atencao nas nossas reacoes, e voluntariamente prestar mais atencao nas pessoas magras (que eh como a gente quer ficar) e menos nas pessoas que estao do jeito que nos nao queremos ficar (isso inclui as pessoas com cara de infelizes, mau humoradas, grosseiras, decabeladas, etc). Deliberadamente temos que escolher o que vai nos influenciar e o que nao vai.

Num proximo post eu falo sobnre a epidemia de obesidade aqui no reino Unido, e minhas observacoes pessoais. Esse post ja esta muito comprido para hoje.


Deem uma olhada nesse mapa e vejam a proporcao de pessoas obesas em cada pais.

Obs 1: O Brasil ta bem mal na fita, o que nao eh bom para nenhum de nos
Obs 2: esse eh o numero de pessoas OBESAS. Ainda tem todo o povo que esta no sobrepeso, que nao esta contabilizado nessa estatistica.

Cardapio:

- shake com banana (joguei uma banana la dentro. O gosto ficou engracado, e a textura ficou bem melhor! E so aumentou em um pontinho o meu cafe da manha)
- 3 biscoitos de aveia
- cha branco
- shake de morango

1 comment:

Anonymous said...

É verdade, estar na academia está me deixando com vontade de ter um corpo mais "forte" (fino e definido) e antes eu só queria ser magra...

Meu marido tem só 15% de gordura, meu filho quase 0 rsss, eu sou "distoante" aqui, por isso estou correndo atrás!

Beijos

Que mapa hein!